CLICK HERE FOR THOUSANDS OF FREE BLOGGER TEMPLATES »

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Identidade Musical

Esse post foge um pouco da idéia do Blog... Mas antes de começar a falar sobre as músicas que gosto ou não, queria falar do que eu gosto e por quê... Quando criança cresci ouvindo as fitas dos meus pais... Principalmente Emílio Santiago, Elis Regina, Ney Matogrosso, Roberto Carlos, Ivan Lins... Eu nem falava direito e já cantava "Quelo tua lisada mai gotosa, esse jeito de achar que a bida pode te malabilooooosaaaaa" (Trecho de "Vitoriosa", Ivan Lins...Tenho uma gravação minha com 2 anos dessa música ... é cômico...)
Quando adolescente tentava renegar tudo que meus pais gostavam... E seguir fielmente ao gosto da minha irmã... Resultado: Jovem Pan FM na cabeça... Por mais que eu aprendesse a cantar e fingisse que gostava... Aquele putz, putz, putz não era a minha... Enjoava muito fácil de Double You, Taleesa, Undercover... A sorte é que minha irmã tinha um CD do Aerosmith, o que me dava carta branca para gostar da banda... Cheguei a gastar o cd ouvindo "Crazy"... Assim como "The Sign" do Ace of Base... Caraca, quanto tempo não ouvia falar de Ace of Base!!!
Escondida no quarto, com o rádio bem baixinho, desenvolvi meu lado brega! Primeiro Zezé di Camargo e Luciano! Como eu adoro eles! As letras são idiotas, o ritmo é meloso... But I like it! "Menina Veneno", "Pão de mel"... Depois Chitãozinho e Xororó... "Evidências" é uma das letras mais bonitas que já ouvi até hoje... Sinto vontade de chorar a cada vez que ouço! E essa breguice foi se expandindo, até chegar nos "Leilões" e "Fadas" atuais...
Também ouvia pagode escondido... Até o dia que flagrei minha irmã ouvindo também... Como diria o Exaltasamba "Aí foi que o barraco desabou..." Fui no show do Katinguelê, Exalta... Curtia SPC, Negritude Jr, Karametade (sucesso em primeiro lugar, com a rádio cidade você vai se apaixonar)... No fim, eu e minhas amigas sonhavamos em montar um grupo de pagode!
A primeira coisa que comecei a curtir sozinha, sem influência de ninguém, foi Paralamas do Sucesso... Economizei a grana do sorvete do Mc e do buzão de semanas e comprei o "Vamo Batê Lata" duplo... Tenho até hoje... E com orgulho de ter sido meu primeiro CD... Curtia muito "Saber amar"... Não tinha a menor percepção sobre ciúmes e amor... Mas achava a música bonita... Hoje ela cabe como música tema de TODOS os relacionamento que já tive na vida... Talvez tenha alguma relação isso... Deveria ter curtido mais "Ela disse adeus" (a propósito, o clipe é demais!)
Também gostava de Reggae... Aliás, Bob Marley e sua gangue fizeram parte de diferentes momentos musicais da minha vida... Na verdade, meu primeiro CD (comprado pelo meu pai) foi o Black Roses do Inner Circle... E mesmo não estando no meu momento mais "Roots", considero o CD muito bom... O primeiro show que fui na vida foi o Ruffles Reggae... Três fedelhas de onze anos curtindo Big Montain (e sua Caribean Blue), Inner Circle, Luke Dube, Ziggy Marley e Olodum... Esse show rende um bom post para o SEQVME... Um pouco depois, na minha fase roots pós-moderna curtia um reggae com raízes brasileiras... Uma união de paz,amor e humildade entre Brasil e Jamaica... Não sei se ouvia mais o Cd do Djambi ou uma fita do Natiroots gravada no Estúdio Transamérica!
Mas voltando a ordem cronológica... Depois do momento reggae I, 1997! Não posso deixar de falar da Shakira... Ah, a Shakira dos velhos tempos... Morena, descabelada, sem calça de cintura baixa e cantando em espanhol... Citaria o CD inteiro para dizer as músicas boas... Mas se for pra escolher uma, fico com "Te espero sentada"... Que aprendi a cantar na marra, ouvindo incessantemente até decorar a letra! Mas "Buscando un poco de amor" me remete a tantos bons momentos...
Quando mudei para Curitiba, em 1999, até musicalmente parecia outro mundo... Era aquela fase sertaneja, que os grupos de meninos e meninas vacas colavam adesivos nos carros, ligavam Rio Negro & Solimões no máximo e se fantasiam de Miss e Mr Barretos, sem nunca ter montado um cavalo... Isso minha breguice não engole... Eu fiquei realmente assustada, pois em Sampa não tava rolando esse momento... E eu pensei que aqui era sempre assim...
Mas logo descobri que Curitiba é a capital do Rock... Muito do meu atual gosto musical devo a um tal de Empório São Francisco... Primeiro por causa da cena local... Tem muita, mas muita banda boa... "Impossílvio" não começar falando de Extromodos... Aquela banda "Pra ficar" sempre "Junto em Corações"... Como Anacrete Chicrete que sou (ou fui, sei lá...), digo que Anacrônica é minha aposta curitibana... Vejo nitidamente Sandra, Bruno, Gordo e Marcelinho tocando no Faustão... Se isso é bom eu não sei... Mas que eles vão ficar ricos isso vão... E que Deus e os Loucos permitam que a banda não vire um Jota Quest e continue boa como é... Tenho ouvido bastante Trivolve... É uma musiquinha envolvente... As letras são boas e o ritmo mexe comigo... Nota-se que minha análise musical é bem técnica (i)! E quantos sábados embalados por Sexofone ( ou XOSEEEE NEFOOOO)! Até eu me tornar chata... Uma banda que é meio que uma mistura de Mutantes, Chico buarque, Jorge Ben, Casa das Máquinas com Beatles, Pink Floyd, The Doors... Aliás, com eles que comecei a gostar de tudo isso... Com suas músicas próprias falando sobre natureza, amor, trocadilhos de palavras... E a sinistra Suzete (única composição do Ciba, se eu não me engano, né?) Reles, Mariatchis, tempos de Double Drink e ressaca...
Tem também as de MPB... Fase Aoca e Corcovado, em um passado nem tão distante (passado? nãããão) Os Milagrosos Decompositores, Alexandre "Vanderlei" Nero e a Maquinaima, Homem Canibal, Naina, "Régua 4", Roda Angêlo Viva, Trio Quintina (mesmo esquecendo deles, eu gosto)... Nada como um Seu Jorge, Martinalia, Trio Mocotó, Paula Lima, Tim Maia, Gilberto Gil, Wilson Simonal na sexta ou no domingo... Ou no sábado, na terça... Pois "O Rio de Janeiro continua lindo" ...
E chegou o dia que eu não era mais aborrecente e achei aquelas fitas do tempo "que a bida pode ser malabiloooosaaa"... E vi que gosto de quase tudo aquilo... Ouvir "Como nossos Pais" em uma FITA K7 da minha mãe foi uma coisa indescritível...
Eu falei mal de Jota Quest... Mas também já tive meu momento garota pop rock... E curti muito Skank, Jota Quest, Cogumelo Plutão, Charlie Brown Jr... E muitas dessas músicas ainda gosto... Nem que seja apenas pelo valor sentimental... Em especial, Balada do Amor Inabalável... Existem duas músicas que eu sempre quis usar como "música-tema" de um relacionamento (Além de "Ela disse Adeus") - "Não vá embora" da Marisa Monte... Se eu arranjasse alguém na faculdade, certamente esse seria o tema (ou otema) Mas pensar em arranjar alguém por lá me embrulha o estômago... E a outra é Balada do Amor Inabalável ... É uma balada de amor tão... inabalável... Mas ainda bem que ela não me lembra nenhum cara, pois quando acabasse o relacionamento pegaria raiva da música... E sendo assim , não só continuo amando a música,como uma galera lembra de mim...
Faltou eu falar de Zeca Baleiro e Rolling Stones... Mas devido a importância na minha vida, vale um post exclusivo...

2 comentários:

L* disse...

cara
o empório merece um post esxlusivo, bem como extromodos.
deixem comigo!

grata pelo seu post Cami.
me fez lacrimejar de saudade.
e sabe do que mais?
ainda te devo um djambi!
hahahahahaha

Camila Nicolellis disse...

Ninguém gostou desse blog...
=/